1.1.08

Bolo Indeciso

(o bolo que não sabe muito bem do que é)

Ingredientes:
5 ovos + 4 gemas
1 chávena de farinha de trigo fina com fermento
1 chávena de açúcar para a massa
5 colheres de sopa de açúcar para o doce de ovos
4 colheres de sopa de açúcar para a forma
125 gr de chocolate preto em tablete
1 colher de sopa de aguardente
2dl de natas para culinária
2 colheres de sopa de amêndoa picada
4 colheres de sopa de água
margarina e farinha para polvilhar


Modo de preparação:
Bate-se as claras em castelo e reserva-se. Bate-se cinco gemas com a chávena de açúcar com a batedeira na velocidade máxima durante 5 minutos. Mistura-se as claras e depois a farinha peneirada. Aquece-se o forno a 150º.
Numa forma grande de bolo inglês carameliza-se 4 colheres de sopa de açúcar directamente ao lume, deixa-se arrefecer e unta-se com margarina e polvilha-se com açúcar. Põe-se na forma cerca de 2/5 da massa já preparada e leva-se ao forno. Entretanto derrete-se o chocolate com as natas em lume brando e mistura-se com 1/5 da massa. Dispõe-se esta mistura por cima da que já estava no forno e continua a cozer lentamente a 150º. Enquanto isso leva-se ao lume a água, as cinco colheres de sopa de açúcar e a aguardente, só até ferver um pouco e o açúcar se encontrar derretido. Deixa-se arrefecer um pouco e mistura-se as quatro gemas já desfeitas, mexendo sempre vigorosamente e leva-se a lume brando continuando a mexer, até a mistura engrossar. Dispõe-se por cima das outras duas misturas que já se encontravam no forno. Mistura-se a amêndoa picada na massa que resta e dispõe-se por cima das outras misturas. Levanta-se a temperatura do forno para 220º e deixa-se cozer por cerca de 15 minutos. No final, é só desenformar.

2 comentários:

Helder Marques disse...

E não é q a Didas tb têm um blog sobre comidinha? :D
Bem, eu n sou nada adepto da cozinha. A excepção são os doces. Isso sim, adoro fazer.
Uma pergunta. A história da farinha peneirada... Eu nunca fiz.. Faz sentido? Notam-se realmente as melhorias no bolo? Quais melhorias concretamente?
E sem querer parecer mt burro, mas peneirar, é só passar a farinha numa peneira, certo? Fica alguma coisa na peneira? Algum excesso não recomendavel? Ou é só para alisar a farinha, e consequentemente a massa?
Obrigadinhos :)

Didas disse...

A farinha peneirada deixa o bolo muito mais fofinho. E sim, basta passar numa peneira. Eu até passo numa cena daquelas de lavar legumes, dá o mesmo resultado. :)